quarta-feira, 5 de maio de 2010

plano de aula do portal do professorDados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula O aluno poderá se interar das questões atuais referentes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá se interar das questões atuais referentes ao meio ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, poluição ambiental, chuva ácida, desperdício de recursos e geração de lixo. A idéia é inserir o aluno nesse contexto, na natureza e no meio ambiente, como parte atuante e responsável. Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo em cadeia e há muito tempo, e que estão vinculados diretamente às atividades econômicas praticadas no planeta.
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

M E I O A M B I E N T E E S U S T E N T A B I L I D A D E


A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais.

Uma delas, e que surge como base para outras, é a poluição

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1532/imagens/Water_pollution.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1532/imagens/Oil-spill.jpg

Exemplos de poluição aquática são o despejo de esgotos e derramamento de petróleo. O primeiro, na maioria das vezes deriva da indústria, da agricultura (como pesticidas e adubos) e de atividades domésticas, comprometendo a vida aquática, a qualidade do consumo para populações humanas, podendo essas sofrer distúrbios intestinais, diarréia e intoxicações.

Com relação à poluição atmosférica, trata-se de um tipo de poluição que tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural.
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
Qual a participação dos alunos nisso???


Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc). Nos últimos anos, a Acrópole de Atenas passou por um processo de restauração, pois a milenar construção grega estava sofrendo desgaste com a poluição da capital da Grécia. Caso o professor não tenha trabalhado nunca com o assunto, segue um recurso que pode ser utlizado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1532

postado por vera lucia e carmelina

Um comentário: