Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
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Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.
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Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
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Professor(a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
As rotas aéreas possuem grande precisão no que diz respeito à localização do avião durante todo o percurso. A falta dessa informação pode ocasionar a entrada dele em uma área de instabilidade ou mesmo provocar a invasão da rota de outro avião e assim provocar uma colisão. No que diz respeito às rotas marítimas, um navio pode sair de sua rota e chocar-se nos rochedos. Em um rally o piloto pode perder a liderança de uma prova se erra a localização da rota a ser seguida, por exemplo.
- Mas, como é possível ter tanta precisão na localização de um avião, navio ou um carro?
- Como é possível localizar alvos na superfície terrestre?
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
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Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/redes/redes.swf.
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A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.
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Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "mapa" para obter informações sobre Redes e Coordenadas Geográficas.
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Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre as Zonas Climáticas da Terra.
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Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechados no final da leitura.
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Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.
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Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
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Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões listadas abaixo. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:
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O que é Rede Geográfica? Para que serve?
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O que são Meredianos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?
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O que são os Paralelos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?
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Por que o Meridiano de Greenwich é considerado “marco zero”?
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Quais são os Paralelos principais? Para que servem?
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Qual é a importância do Paralelo Equador?
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Reveja o texto e animações referentes aos principais Paralelos e identifique em qual Latitude estão localizados.
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O que é Latitude e Longitude? Para que servem?
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O que são Coordenadas Geográficas? Como são obtidas?
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Quais são as Zonas Climáticas da Terra? O que as diferencia?
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Quais são os limites das Zonas Climáticas?
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Todas as Zonas Climáticas recebem a mesma quantidade de radiação solar? Justifique.
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Professor(a), após a discussão, oriente os alunos a elaborarem um texto síntese sobre os temas abordados na aula (peça que utilizem as anotações que realizaram). Esse texto deve ser publicado em um fórum virtual de discussão.
ATIVIDADE 4: RESOLVENDO À CHARADA
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Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “Capitão Tormenta”.
Recursos Complementares
Avaliação
POSTADO POR: Carmelina e Vera Lúcia
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