quarta-feira, 5 de maio de 2010

EGITO ANTIGO: conhecendo os seus Faraós



O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ter noção da organização social do Egito; vivenciar elementos da cultura egípcia; desenvolver a expressão e movimento do corpo, tomando como referência elementos da cultura egípcia.

Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Faraó
  • Rei
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Verbalizar os conhecimentos iniciais.

1º Momento: O professor inicia sua aula questionando às crianças o que elas sabem a respeito dos faraós e lista as respostas em uma cartolina. Para essa, conversa inicial pode se orientar pelas seguintes questões:

  • Qual a importância dos faraós para o povo egípcio;
  • O que eles representavam;
  • O modo que se vestiam;
  • Os adereços que usavam como roupas, jóias, perucas, barba etc.
  • Quais os faraós que cinheciam?

Falar do mais conhecido dos faraós que foi Tutankamon e de sua maldição.

Atividade 2 - Pesquisar sobre os Faraós.

1º momento - O professor solicita às crianças para trazer alguns materias que tratem da vida dos Faraós no antigo Egito. Quando as crianças forem trazendo os materiais, o professor seleciona aqueles que serão lidos e aqueles que servirão de ilustrações. O professor primeiro coloca as crianças para fazer leituras de imagens e depois inicia a leitura de textos sobre os Faraós.

2º Momento: O professor e as crianças assistem ao filme "O principe do Egito", durante e depois, as crianças destacam os elementos da cultura do Egito e faz uma discussão sobre os mesmos.

Fonte: http://images.google.com.br

Obs. Outras sugestões de filmes: "A rainha sol: a esposa amada de Tutankhamon" como também o documentário "A maldição de Tutankamon

Fonte: http://images.google.com.br/imgres

Fonte: http://images.google.com.br/imgres

3º Momento: O professor dará continuidade ao estudo do faraó, com a atividade de confecção pelas crianças de uma máscara chamada "menés" . Quando as máscaras estiverem prontas, se transformarão em um brinquedo para representar (dramatizar) os faraós. O professor traz um molde e as crianças traçam (desenham), cortam a máscara e enfeitam seu menés.

undefined

4º momento - O professor e as crianças organizam na sala uma grande brincadeira de Faraós. As crianças dão sugestão das cenas e das falas para o fazer artístico.

undefined

Avaliação

Avalia-se se as crianças:

  • Conseguiram apreender novas palavras como: faraó, menés, rei, deus etc.
  • Participaram com interesses das atividades;
  • Confeccionaram a máscara enfeitando-a.Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8960 Postado por: Lourdes e Darcy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário