![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQJzjFk5cInewmh8aO4-iJEnOzn41XRwhq5xOM0sbwkP42lGumjQGol5v1T2PyG54GjuRD9N9ufmgt_M0wxi141Vj9XdI8sFY_faErI1hFAEukWUbK9Qzj2vyukke2zihtDYFASqLgueNc/s400/365039_1.jpg)
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ter noção da organização social do Egito; vivenciar elementos da cultura egípcia; desenvolver a expressão e movimento do corpo, tomando como referência elementos da cultura egípcia.
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Faraó
- Rei
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Verbalizar os conhecimentos iniciais.
1º Momento: O professor inicia sua aula questionando às crianças o que elas sabem a respeito dos faraós e lista as respostas em uma cartolina. Para essa, conversa inicial pode se orientar pelas seguintes questões:
- Qual a importância dos faraós para o povo egípcio;
- O que eles representavam;
- O modo que se vestiam;
- Os adereços que usavam como roupas, jóias, perucas, barba etc.
- Quais os faraós que cinheciam?
Falar do mais conhecido dos faraós que foi Tutankamon e de sua maldição.
Atividade 2 - Pesquisar sobre os Faraós.
1º momento - O professor solicita às crianças para trazer alguns materias que tratem da vida dos Faraós no antigo Egito. Quando as crianças forem trazendo os materiais, o professor seleciona aqueles que serão lidos e aqueles que servirão de ilustrações. O professor primeiro coloca as crianças para fazer leituras de imagens e depois inicia a leitura de textos sobre os Faraós.
2º Momento: O professor e as crianças assistem ao filme "O principe do Egito", durante e depois, as crianças destacam os elementos da cultura do Egito e faz uma discussão sobre os mesmos.
Fonte: http://images.google.com.br
Obs. Outras sugestões de filmes: "A rainha sol: a esposa amada de Tutankhamon" como também o documentário "A maldição de Tutankamon
Fonte: http://images.google.com.br/imgres
Fonte: http://images.google.com.br/imgres
3º Momento: O professor dará continuidade ao estudo do faraó, com a atividade de confecção pelas crianças de uma máscara chamada "menés" . Quando as máscaras estiverem prontas, se transformarão em um brinquedo para representar (dramatizar) os faraós. O professor traz um molde e as crianças traçam (desenham), cortam a máscara e enfeitam seu menés.
4º momento - O professor e as crianças organizam na sala uma grande brincadeira de Faraós. As crianças dão sugestão das cenas e das falas para o fazer artístico.
Avaliação
Avalia-se se as crianças:
- Conseguiram apreender novas palavras como: faraó, menés, rei, deus etc.
- Participaram com interesses das atividades;
- Confeccionaram a máscara enfeitando-a.Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8960 Postado por: Lourdes e Darcy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário