-Tomada de posição:
A partir do software do Tangram, sugere-se que o professor peça aos alunos para montarem, com todas as peças, de cada vez, um triângulo, um quadrado, um retângulo, um trapézio, um paralelogramo e um hexágono. Antes de desmontar uma figura e montar outra, pedir que desenhe no papel o esquema de solução e cada montagem.
2-Maturação:
Momento em que os alunos estão realizando a construção das formas geométricas.
Recomenda-se que o professor atente para os seguintes casos:
-O aluno pode apresentar dúvida quanto a forma ou a nomenclatura de uma das figuras geométricas, neste caso é importante que sejam feitas intervenções pontuais sobre essas dúvidas;
- No surgimento de dúvidas quanto a forma de um trapézio, solicite ao aluno que descreva os quadriláteros que ele conhece, até chegar à forma do trapézio;
- O aluno pode não lembrar da forma do hexágono,então peça que ele descreva a forma dos polígonos pela quantidade de lados até chegar no hexágono;
- O aluno pode não lembrar do paralelogramo,então peça uma descrição das figuras pela classificação dos lados e dos ângulos até chegar à forma do paralelogramo.
3-Solução:
O aluno deverá ser investigado sobre cada forma construída (se ele sabe realmente a figura que representa cada solução ou não detém o conhecimento das formas geométricas).Caso haja dúvida de como iniciar a montagem da figura pelas peças, faça um movimento de sugestão para induzir uma tentativa pelo aluno.
4-Prova:
O aluno deve ser solicitado a apresentar os esquemas das formas geométricas.
2ª Sequência Fedathi: Congruência e Semelhança
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15416Publicado por: Meire e Jeane
Nenhum comentário:
Postar um comentário