quarta-feira, 5 de maio de 2010

dia das mães - poesia - carlovan e alvina

Temas: MÃE

de Antonio Marcos Pires
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico

de Lourdes Neves Cúrcio
Barra Mansa - RJ - por correio eletrônico

de Tatiane da Silva Santos
Santarém - PA - por correio eletrônico

de Marillac Rafael
São Bernardo do Campo - SP - por correio eletrônico

de Inoema Nunes Jahnke
Cachoeirinha - RS - por correio eletrônico

de Dom Morais
Belém - PA - por correio eletrônico

de Suelem Pinheiro Santos
Belém - PA - por correio eletrônico

de Maria Aparecida Antunes Moreira
Gameleiras - MG - por correio eletrônico

de Sidney Alves das Virgens
Divisópolis - MG - por correio eletrônico

de Jarbas Marques
Brasília - DF - por correio eletrônico

de Gracielle Torres Azevedo
Maceió - AL - por correio eletrônico

de Antonio Marcos Pires
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônicoo

de Antonio Marcos Pires
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico

de Antonio Marcos Pires
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico

de Antonio Salvado
Coimbra - Portugal - por correio eletrônico

de Antônio Caetano Afonso
Guapiaçu - SP - por correio eletrônico

de Clairton Buffon
Campos Novos - SC - por correio eletrônico

de Antônio Marcos Pires
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico

de Cláudia dos Santos Gomes
Feira de Santana - BA - por correio eletrônico

de Mariane Auxiliadora
Corumbá - MS - por correio eletrônico

de Gabriela Sacramento
Barbacena - MG - por correio eletrônico

de Ivone Torres
por correio eletrônico

de Rônet Alves de Matos
Aracati - CE - por correio eletrônico

de André Araújo de Oliveira
Teresina - PI - por correio eletrônico

de Vitória Potira Leonel Cremonez
Paranavaí - PR - por correio eletrônico

de Josemar Rabêlo de Vasconcelos
Tuparetama - PE - por correio eletrônico

de Michele Oliveira
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico

de Nicole Luckmann
Taquara - RS - por correio eletrônico

de Emerson Novais
Cuiaba - MT - por correio eletrônico

de Gabriela
Indaiatuba - SP - por correio eletrônico

de Gérson Alves
Viamão - RS - por correio eletrônico

de Ivone Boechat
Niterói - RJ - por correio eletrônico

de Letícia Ornelas de Lima
Franco da Rocha - SP - por correio eletrônico

de Natanael Santos
Silver Spring, Maryland - USA

de José Fernando Clemente da Silva
São Bento do Una - PE - por correio eletrônico

de Lauro Ribeiro
Atibaia - SP - por correio eletrônico

Veja Também:
Outros poemas sobre o tema Mãe


Dia Das Maes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Rede de Coordenadas Geográficas. Paralelos e Meredianos. Coordenadas e Zonas Climáticas da Terra.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

As rotas aéreas possuem grande precisão no que diz respeito à localização do avião durante todo o percurso. A falta dessa informação pode ocasionar a entrada dele em uma área de instabilidade ou mesmo provocar a invasão da rota de outro avião e assim provocar uma colisão. No que diz respeito às rotas marítimas, um navio pode sair de sua rota e chocar-se nos rochedos. Em um rally o piloto pode perder a liderança de uma prova se erra a localização da rota a ser seguida, por exemplo.

  1. Mas, como é possível ter tanta precisão na localização de um avião, navio ou um carro?
  2. Como é possível localizar alvos na superfície terrestre?
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
  • Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/redes/redes.swf.

  • A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.

  • Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "mapa" para obter informações sobre Redes e Coordenadas Geográficas.

  • Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre as Zonas Climáticas da Terra.

  • Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechados no final da leitura.

  • Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.

  • Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões listadas abaixo. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:

  1. O que é Rede Geográfica? Para que serve?

  2. O que são Meredianos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?

  3. O que são os Paralelos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?

  4. Por que o Meridiano de Greenwich é considerado “marco zero”?

  5. Quais são os Paralelos principais? Para que servem?

  6. Qual é a importância do Paralelo Equador?

  7. Reveja o texto e animações referentes aos principais Paralelos e identifique em qual Latitude estão localizados.

  8. O que é Latitude e Longitude? Para que servem?

  9. O que são Coordenadas Geográficas? Como são obtidas?

  10. Quais são as Zonas Climáticas da Terra? O que as diferencia?

  11. Quais são os limites das Zonas Climáticas?

  12. Todas as Zonas Climáticas recebem a mesma quantidade de radiação solar? Justifique.

  • Professor(a), após a discussão, oriente os alunos a elaborarem um texto síntese sobre os temas abordados na aula (peça que utilizem as anotações que realizaram). Esse texto deve ser publicado em um fórum virtual de discussão.

ATIVIDADE 4: RESOLVENDO À CHARADA
  • Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “Capitão Tormenta”.

Recursos Complementares
Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.
Avaliação
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=220

POSTADO POR: Carmelina e Vera Lúcia

Aquecimento ou histeria global?

Luiz Carlos Baldicero Molion
Instituto de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal de Alagoas
Cidade Universitária - 57.072-970 Maceió, Alagoas - BRASIL
email: molion@radar.ufal.br
_________

RESUMO

Segundo o IPCC, é muito provável que o incremento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases de efeito-estufa pelas atividades humanas, que supostamente elevaram a concentração de CO2 a 379 ppmv em 2005, ultrapassando seu limite natural, que seria de 300 ppmv. E, ainda, é muito provável que o aumento médio de temperatura, para a concentração de CO2 dobrada, estaria entre 2 ºC e 4,5 °C e que uma das conseqüências seria o aumento do nível do mar de até 0,6 metros.

Neste artigo, discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas, e que as projeções catastróficas elaboradas pelo IPCC foram baseadas em resultados de modelos de clima global (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente a cobertura de nuvens e o ciclo hidrológico.

Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima global, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face da grande variabilidade natural do clima. Considerando o passado recente, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.

Palavras chave: variabilidade climática. ODP. modelos climáticos

Terça-feira, Junho 17, 2008

Aquecimento ou histeria global? (0)

Luiz Carlos Baldicero Molion
Instituto de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal de Alagoas
Cidade Universitária - 57.072-970 Maceió, Alagoas - BRASIL
email: molion@radar.ufal.br
_________

RESUMO

Segundo o IPCC, é muito provável que o incremento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases de efeito-estufa pelas atividades humanas, que supostamente elevaram a concentração de CO2 a 379 ppmv em 2005, ultrapassando seu limite natural, que seria de 300 ppmv. E, ainda, é muito provável que o aumento médio de temperatura, para a concentração de CO2 dobrada, estaria entre 2 ºC e 4,5 °C e que uma das conseqüências seria o aumento do nível do mar de até 0,6 metros.

Neste artigo, discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas, e que as projeções catastróficas elaboradas pelo IPCC foram baseadas em resultados de modelos de clima global (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente a cobertura de nuvens e o ciclo hidrológico.

Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima global, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face da grande variabilidade natural do clima. Considerando o passado recente, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.

Palavras chave: variabilidade climática. ODP. modelos climáticos

Terça-feira, Junho 17, 2008

Aquecimento ou histeria global? (0)

Luiz Carlos Baldicero Molion
Instituto de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal de Alagoas
Cidade Universitária - 57.072-970 Maceió, Alagoas - BRASIL
email: molion@radar.ufal.br
_________

RESUMO

Segundo o IPCC, é muito provável que o incremento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases de efeito-estufa pelas atividades humanas, que supostamente elevaram a concentração de CO2 a 379 ppmv em 2005, ultrapassando seu limite natural, que seria de 300 ppmv. E, ainda, é muito provável que o aumento médio de temperatura, para a concentração de CO2 dobrada, estaria entre 2 ºC e 4,5 °C e que uma das conseqüências seria o aumento do nível do mar de até 0,6 metros.

Neste artigo, discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas, e que as projeções catastróficas elaboradas pelo IPCC foram baseadas em resultados de modelos de clima global (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente a cobertura de nuvens e o ciclo hidrológico.

Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima global, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face da grande variabilidade natural do clima. Considerando o passado recente, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.

Palavras chave: variabilidade climática. ODP. modelos climáticos
http://mitos-climaticos.blogspot.com/2008/06/aquecimento-ou-histeria-global-0.html
publicado por Andre em 05/04/2010

criado por Meire

-Tomada de posição:

A partir do software do Tangram, sugere-se que o professor peça aos alunos para montarem, com todas as peças, de cada vez, um triângulo, um quadrado, um retângulo, um trapézio, um paralelogramo e um hexágono. Antes de desmontar uma figura e montar outra, pedir que desenhe no papel o esquema de solução e cada montagem.

2-Maturação:

Momento em que os alunos estão realizando a construção das formas geométricas.

Recomenda-se que o professor atente para os seguintes casos:

-O aluno pode apresentar dúvida quanto a forma ou a nomenclatura de uma das figuras geométricas, neste caso é importante que sejam feitas intervenções pontuais sobre essas dúvidas;

- No surgimento de dúvidas quanto a forma de um trapézio, solicite ao aluno que descreva os quadriláteros que ele conhece, até chegar à forma do trapézio;

- O aluno pode não lembrar da forma do hexágono,então peça que ele descreva a forma dos polígonos pela quantidade de lados até chegar no hexágono;

- O aluno pode não lembrar do paralelogramo,então peça uma descrição das figuras pela classificação dos lados e dos ângulos até chegar à forma do paralelogramo.

3-Solução:

O aluno deverá ser investigado sobre cada forma construída (se ele sabe realmente a figura que representa cada solução ou não detém o conhecimento das formas geométricas).Caso haja dúvida de como iniciar a montagem da figura pelas peças, faça um movimento de sugestão para induzir uma tentativa pelo aluno.

4-Prova:

O aluno deve ser solicitado a apresentar os esquemas das formas geométricas.

acm

2ª Sequência Fedathi: Congruência e Semelhança
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15416

Publicado por: Meire e Jeane

GÊNERO DISCURSIVO: CRÔNICA (MODERNA E CLÁSSICA)

plano de aula equilibrio quimico

Equilíbrio químico

Entenda como determinadas reações acontecem

Jacques Antonio de Miranda e Erivanildo Lopes da Silva*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Co
Em algumas cavernas podemos encontrar estalactites e estalagmites, aquelas formações, com aparência de colunas, que pendem do teto ou se elevam do chão. Como será que elas surgem? A seguir, dentro do conceito de equilíbrio químico, vamos buscar soluções para essa e outras dúvidas.



Numa primeira explicação poderíamos sugerir a seguinte representação:




Reprodução



Talvez você esteja se perguntando o que essa representação significa e como percebemos nela a produção de estalactites e estalagmites.



De modo mais completo, representamos a produção das duas formações assim:




Reprodução



O carbonato de cálcio (CaCO3) presente nas rochas é dissolvido pela água da chuva, que é ligeiramente ácida, devido ao ácido carbônico (H2CO3). Da interação do carbonato com a água da chuva resulta uma solução aquosa com íons Ca2+ (cálcio) e HCO3- (bicarbonato). A formação desses fenômenos depende da reversibilidade das reações químicas, pois a água mineral, uma vez na caverna, libera o CO2, formando novamente o CaCO3.



Verifica-se, então, que parece ocorrer a formação de produtos, Ca2+ (aq.) + 2HCO3-(aq.) ao mesmo tempo em que também surgem reagentes: CaCO3(s) + CO2 (g) + H2O(l). Isso parece estranho: o que se forma, parece não se formar mais, e forma-se novamente. Como se explica tal fenômeno?



As reações que apresentam essas características são explicadas pelo equilíbrio químico. Nesse sentido, a representação mais acertada das três fórmulas acima é a primeira, pois a seta representa uma reação em equilíbrio.



Formação do gás amônia

Existem muitas outras reações que se processam em equilíbrio dinâmico. Por exemplo, a formação do gás amônia (NH3) a partir dos gases hidrogênio (H2) e nitrogênio (N2). Veja a equação química:




Reprodução



A compreensão do fenômeno envolvido torna-se mais clara quando analisamos o que ocorre à medida que a reação (analisada no sentido da esquerda para direita) se processa. Inicialmente, há apenas os gases N2 e H2 - e nenhuma NH3 formada. À medida que o gás NH3 vai se formando, inicia-se também a reação indireta, ou seja, sua decomposição nos gases N2 e H2. Em certo momento, as velocidades das duas reações (direta e indireta) se igualam, dando a impressão de que a reação para.



Entretanto, é fundamental que compreendamos que as reações de equilíbrio alcançam uma situação em que coexistem produtos e reagentes em constante interação. Sendo que, nesta situação, tanto os reagentes quanto os produtos se encontram em quantidades não necessariamente iguais, mas constantes.



Por se tratar de uma discussão em termos das velocidades das duas reações (direta e indireta), poderíamos ainda estabelecer a seguinte relação:




Reprodução



Se considerarmos as leis de velocidade para cada reação:




Reprodução



A condição de equilíbrio é considerada no momento em que v1 = v2. Assim,




Reprodução



Isolando as constantes:




Reprodução



Sendo Kc igual à constante de equilíbrio, em função das concentrações molares [mol/L].



Essa constante estabelece uma condição para que reagentes e produtos estejam em equilíbrio na reação. Genericamente, para as reações em equilíbrio dinâmico tem-se a expressão:




Reprodução



Nessa expressão:

a) as concentrações dos produtos são postas no numerador e as dos reagentes no denominador;

b) cada concentração é elevada à potência de seu coeficiente estequiométrico na equação balanceada;

c) no momento em que a reação atinge o equilíbrio, o valor constante K depende da reação em questão e da temperatura. Não usamos unidades para a constante.



Acetato de etila e ácido iodídrico

Para aprofundar esse estudo, analisaremos a reação de obtenção do acetato de etila (CH3COOCH2CH3) e da produção de ácido iodídrico (HI).



Esse acetato, obtido a partir da reação de esterificação do ácido acético (CH3COOH) com o etanol (CH3CH2OH), é um composto de odor agradável, utilizado como solvente em alguns materiais. Analisaremos o equilíbrio dessa reação a partir do quadro a seguir:




Reprodução



* A concentração molar é habitualmente representada pela expressão [ ].



A partir da tabela verifica-se que 0,830 mol/L de ácido acético reage, a 25o C, com 0,009 mol/L de etanol, produzindo 0,171 mol/L de acetato de etila e 0,171mol/L de água. Vimos, então, que esses valores de acetato de etila e água obtidos são consumidos para a formação dos reagentes.



Pode-se verificar essa relação mais evidente ao se analisar a extensão da reação. Vejam esse estudo, no caso da reação entre os gases hidrogênio (H2) e gás iodo (I2), formando o HI:




Reprodução



Como se vê na tabela, assim que a reação inicia temos as mesmas quantidades de H2 e I2, ou seja, 0,0175mol/L para ambos. No decorrer do tempo são consumidos (o sinal negativo) 0,0138 mol/L dos dois gases e produzidos exatos 0,0276mol/L de HI. Então, 0,0037 mol/L (0,0175-0,0138) é a concentração que se encontra em equilíbrio.



Assim, pode-se determinar o Kc a partir da representação matemática:




Reprodução



Obtemos uma razão 56 para o Kc. Esse valor será o mesmo para todas as reações envolvendo os dois reagentes em questão, isso nas mesmas condições de temperatura e pressão.



O estudo do equilíbrio químico nas reações químicas pode, portanto, contribuir para o entendimento das reações que não se completam. Nessas reações, não se realiza tão facilmente uma previsão estequiométrica, pois a coexistência de reagentes e produtos dificulta tal prognóstico. Agora, uma vez que compreendemos tais reações em equilíbrio químico dinâmico, essa previsão já pode ser realizada.



Bibliografia

  • GEPEQ, Grupo de Pesquisa em Educação Química. Interações e Transformações I: elaborando conceitos sobre transformações químicas. São Paulo: Ed. EDUSP, 2001.
  • LEMBO A. Química - realidade e contexto: química geral. São Paulo: Editora Ática, 2001.
  • KOTZ, J.C.; TREICHEL Jr., P. M. Química geral 1 e reações químicas. 5ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

  • http://educacao.uol.com.br/quimica/equilibrio-quimico.jhtm

    publicando por André em 04/05/2010

    Plano de Aula do Portal do Professor

    O que o aluno poderá aprender com esta aula

    O aluno poderá se interar das questões atuais referentes ao meio ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, poluição ambiental, chuva ácida, desperdício de recursos e geração de lixo. A idéia é inserir o aluno nesse contexto, na natureza e no meio ambiente, como parte atuante e responsável. Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo em cadeia e há muito tempo, e que estão vinculados diretamente às atividades econômicas praticadas no planeta.

    Duração das atividades

    4 AULAS

    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Referências:

    portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1532
    Deborah Santos Prado

    Publicado por Andréia e Suely

    Plano de aula do Portal do Professor

    Tecnologias no ensino de Matemática: WebQuest

    Postagem feita por Edilene e Mônica

    Dados da Aula

    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    • Desenvolver o espírito de pesquisa por meio da metodologia WebQuest.
    • Ter em acervos de WebQuests de matemática atividades diferenciadas para aprendizagem de matemática.
    Duração das atividades
    2 a 3 horas-aula
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    • Números, operações e medidas.
    Estratégias e recursos da aula

    Olá Professor!


    Esta aula tem objetivo principal de apresentar a metodologia WebQuest e disponibilizar acervos de WebQuests de matemática para dar suporte a suas aulas.


    Mas o que é WebQuest?

    A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.
    É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.
    A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.


    Bancos de WebQuests

    PHPWEBQUEST
    Imagem capturada de: http://www.webquestbrasil.org/criador/. PhpWebQuest, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/.

    QuestGarden é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação. Disponível em: http://questgarden.com/

    zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo. Disponível em: http://www.zunal.com/


    Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária. Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.


    Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests. Disponível em: http://www.edutic.ua.es/visualiza_wq/index.asp

    Professor, você poderá encontrar WebQuests sobre os vários temas e conteúdos de estudo em matemática.

    Antes de cada atividade WebQuest deverá orientar os alunos para a realização das atividades no laboratório de informática.Oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente.

    Estas WebQuests poderão ser utilizadas para o ensino de conteúdos como:

    1. Geometria: WebQuest Bola de Futebol, disponível em: htt p://www.webquestbolade futebol.com.br/, j á utilizada na aula - Sólido de Arquimedes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1319

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    Nesta aula a atividade WebQuest é o que norteia a ação de toda a aula, pois apresenta muitas atividades que dão conta de tratar dos principais conceitos dos sólidos de Arquimedes.

    2. Números e operações: WebQuest Grana!Grana!Grana!, disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/webquest/ grana, já utilizada na aula - Conheça melhor o seu dinheiro, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2095

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    Antes de utilizar esta WebQuest sugerimos que os alunos, em duplas, leiam e analisem os fatos da História do Dinheiro no Brasil, apresentados em um Álbum, disponível em: http://www.bcb.gov.br/?ALBUM. Aqui a WebQuest pode ser utilizada como reforço da aprendizagem de conceitos já estudados.

    3.Números e operações: WebQuest A Matemática e o Jogo, disponível em: http://www.malhatlantica.pt/webquest_mat_jogo/index.htm.

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    Sugerimos que esta WebQuest seja utilizada ao final de uma aula que trate de jogos, pois as tarefas desta Webquest oportunizam aos alunos assumirem papéis de Investigadores, Organizadores do Campeonato, Publicitários e Estatíticos. Papéis que poderão ser melhor compreendidos se vivenciarem a elaboração e análise de jogos.

    Professor,

    Busque nos bancos apresentados, WebQuests que atendam o conteúdo que está trabalhando. Cada WebQuest poderá ser utilizada em diferentes momentos das aulas (início, meio e/ou fim), dependendo do objetivo que pretende alcançar.

    Recursos Complementares

    WebQuestBrasil – WebQuest na Rede: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/node/4

    MACHADO, S. F. e MENTA, E. A utilização das rubricas em cursos de educação a distância: uma proposta de avaliação autêntica. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo, SP: SBIE, 2007. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/downloads/artigo_sbie2007.pdf

    Avaliação

    A avaliação nas WebQuests pode ser realizada por meio de rubricas construídas a partir de critérios conhecidos pelos alunos antes de executar as tarefas. A qualidade do produto criado pelos alunos é o foco principal deste, com vistas aos resultados da avaliação autêntica.
    Na avaliação autêntica, educador e educando se vêem contemplados desde o momento da elaboração até a análise do produto final. Neste momento, abre-se espaço para as análises das interações, pesquisa e descobertas a partir dos critérios de avaliação. (MACHADO e MENTA, 2007).

    Plano de Aula do Portal do Professor


    Dados da Aula

    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    O aluno poderá se interar das questões atuais referentes ao meio ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, poluição ambiental, chuva ácida, desperdício de recursos e geração de lixo. A idéia é inserir o aluno nesse contexto, na natureza e no meio ambiente, como parte atuante e responsável. Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo em cadeia e há muito tempo, e que estão vinculados diretamente às atividades econômicas praticadas no planeta.
    Duração das atividades
    4 AULAS
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Estratégias e recursos da aula

    M E I O A M B I E N T E E S U S T E N T A B I L I D A D E
    A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais.

    Uma delas, e que surge como base para outras, é a poluição

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1532

    Postado por Marília

    dominio publico



    Tipo de Mídia: Texto
    Formato: .pdf
    Tamanho: 8,40 MB





    Detalhe da ibra









    Título:

    10 medidas básicas para a infância brasileira
    Autor:

    Fundação Abrinq Listar as obras deste autor
    Categoria:

    Direito
    Idioma:

    Português
    Instituição:/Parceiro

    [fa] Fundação Abrinq Ir para a página desta Instituição
    Ano da Tese


    Acessos:

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    plano de aula do portal do professorDados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula O aluno poderá se interar das questões atuais referentes

    Dados da Aula

    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    O aluno poderá se interar das questões atuais referentes ao meio ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, poluição ambiental, chuva ácida, desperdício de recursos e geração de lixo. A idéia é inserir o aluno nesse contexto, na natureza e no meio ambiente, como parte atuante e responsável. Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo em cadeia e há muito tempo, e que estão vinculados diretamente às atividades econômicas praticadas no planeta.
    Duração das atividades
    4 AULAS
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Estratégias e recursos da aula

    M E I O A M B I E N T E E S U S T E N T A B I L I D A D E


    A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais.

    Uma delas, e que surge como base para outras, é a poluição

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1532/imagens/Water_pollution.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1532/imagens/Oil-spill.jpg

    Exemplos de poluição aquática são o despejo de esgotos e derramamento de petróleo. O primeiro, na maioria das vezes deriva da indústria, da agricultura (como pesticidas e adubos) e de atividades domésticas, comprometendo a vida aquática, a qualidade do consumo para populações humanas, podendo essas sofrer distúrbios intestinais, diarréia e intoxicações.

    Com relação à poluição atmosférica, trata-se de um tipo de poluição que tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural.
    A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
    Qual a participação dos alunos nisso???


    Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc). Nos últimos anos, a Acrópole de Atenas passou por um processo de restauração, pois a milenar construção grega estava sofrendo desgaste com a poluição da capital da Grécia. Caso o professor não tenha trabalhado nunca com o assunto, segue um recurso que pode ser utlizado.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1532

    postado por vera lucia e carmelina

    EGITO ANTIGO: conhecendo os seus Faraós



    O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Ter noção da organização social do Egito; vivenciar elementos da cultura egípcia; desenvolver a expressão e movimento do corpo, tomando como referência elementos da cultura egípcia.

    Duração das atividades
    2 aulas de 30 minutos cada
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    • Faraó
    • Rei
    Estratégias e recursos da aula

    Atividade 1 - Verbalizar os conhecimentos iniciais.

    1º Momento: O professor inicia sua aula questionando às crianças o que elas sabem a respeito dos faraós e lista as respostas em uma cartolina. Para essa, conversa inicial pode se orientar pelas seguintes questões:

    • Qual a importância dos faraós para o povo egípcio;
    • O que eles representavam;
    • O modo que se vestiam;
    • Os adereços que usavam como roupas, jóias, perucas, barba etc.
    • Quais os faraós que cinheciam?

    Falar do mais conhecido dos faraós que foi Tutankamon e de sua maldição.

    Atividade 2 - Pesquisar sobre os Faraós.

    1º momento - O professor solicita às crianças para trazer alguns materias que tratem da vida dos Faraós no antigo Egito. Quando as crianças forem trazendo os materiais, o professor seleciona aqueles que serão lidos e aqueles que servirão de ilustrações. O professor primeiro coloca as crianças para fazer leituras de imagens e depois inicia a leitura de textos sobre os Faraós.

    2º Momento: O professor e as crianças assistem ao filme "O principe do Egito", durante e depois, as crianças destacam os elementos da cultura do Egito e faz uma discussão sobre os mesmos.

    Fonte: http://images.google.com.br

    Obs. Outras sugestões de filmes: "A rainha sol: a esposa amada de Tutankhamon" como também o documentário "A maldição de Tutankamon

    Fonte: http://images.google.com.br/imgres

    Fonte: http://images.google.com.br/imgres

    3º Momento: O professor dará continuidade ao estudo do faraó, com a atividade de confecção pelas crianças de uma máscara chamada "menés" . Quando as máscaras estiverem prontas, se transformarão em um brinquedo para representar (dramatizar) os faraós. O professor traz um molde e as crianças traçam (desenham), cortam a máscara e enfeitam seu menés.

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    4º momento - O professor e as crianças organizam na sala uma grande brincadeira de Faraós. As crianças dão sugestão das cenas e das falas para o fazer artístico.

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    Avaliação

    Avalia-se se as crianças:

    • Conseguiram apreender novas palavras como: faraó, menés, rei, deus etc.
    • Participaram com interesses das atividades;
    • Confeccionaram a máscara enfeitando-a.Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8960 Postado por: Lourdes e Darcy.